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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formaÃÃo a distÃncia de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas pÃblicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanÃos estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informaÃÃo, ao final do sÃculo XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vÃnculos essenciais entre a informÃtica e as CiÃncias BiolÃgicas, sendo denominada por BioinformÃtica. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiÃncia com a aplicaÃÃo de atividades prÃticas de introduÃÃo do ensino de BioinformÃtica a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarÃo as disciplinas de Biologia Molecular e GenÃtica Geral no Curso de CiÃncias BiolÃgicas da Universidad...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

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Manual simplificado de coleta de insetos e formação de insetário

Com o objetivo de diminuir ainda mais as barreiras que impedem a aprendizagem dos alunos de EAD em CiÃncias BiolÃgicas, produzimos este manual simplificado de coleta de insetos e formaÃÃo de insetÃrio, complementado com informaÃÃes sobre entomologia forense e tÃcnicas alternativas utilizadas pelos biÃlogos no preparo e armazenagem dos insetos. Esperamos que atravÃs deste manual produzido com informaÃÃes obtidas em sites universitÃrios, artigos cientÃficos e livros didÃticos os alunos tenham a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em entomologia alÃm de verificarem a disponibilidade de informaÃÃes confiÃveis em diferentes sites sugeridos ao final do manual. Todas as...

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Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de anÃlise a FormaÃÃo Continuada para Professores em ExercÃcio em EducaÃÃo Ambiental elaborada e implementada no Ãmbito do Projeto Acre 2000 de EducaÃÃo Ambiental, realizado no perÃodo de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municÃpios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, MÃncio Lima e Rodrigues Alves. Esta FormaÃÃo Continuada envolveu diretamente enquanto pÃblico de interesse, os/as professores/as das sÃries iniciais da Rede PÃblica de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratÃgia de multiplicaÃÃo, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realizaÃÃ...

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Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este à o site do Projeto RibeirÃo Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questÃes ambientais de Campinas. O projeto à uma iniciativa conjunta de universidades, instituiÃÃes de pesquisas e escolas da rede pÃblica de Campinas. Faz parte o Departamento de GeociÃncias Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de GeociÃncias, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto AgronÃmico de Campinas, Faculdade de EducaÃÃo da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocÃnio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilizaÃÃo das diferentes Tecnologias Digitais de ComunicaÃÃes e InformaÃÃes (TDICs) na prÃtica docente de Biologia no Ensino MÃdio a partir dos relatos de experiÃncia dos professores, em suas vivÃncias, com as TDICs no chÃo da sala de aula. A ideia à viabilizar trocas e experimentaÃÃes sobre as possibilidades pedagÃgicas das TDICs no ensino de Biologia que jà foram testadas previamente por vocÃs ao longo da prÃtica docente o que poderà contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA tambÃm oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prÃtica docente...

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Radicais Livres

O software Radicais Livres à constituÃdo de quatro seÃÃes, com subdivisÃes:
(A) Fontes de produÃÃo - Descreve as fontes de produÃÃo mais conhecidas e enfatiza o papel da cadeia de transporte de elÃtrons na formaÃÃo dos radicais livres de oxigÃnio.
(B) O que sÃo e como se formam - Demonstra a estrutura quÃmica dos radicais livres e ilustra a formaÃÃo dos diferentes radicais livres de oxigÃnio na cadeia de transporte de elÃtrons.
(C) Como agem e o que causam - Descreve os mecanismos de aÃÃo e os efeitos provocados.
(D)Mecanismos de proteÃÃo - Apresenta os mecanismos enzimÃticos e nÃo enzimÃticos de proteÃÃo.
Artigo ...

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  • Category: Thesis or Monograph
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O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

AtravÃs de um programa de formaÃÃo pedagÃgica para pÃs-graduandos, o grupo de Ensino de BioquÃmica da Universidade Estadual de Campinas â Unicamp e da Universidade de SÃo Paulo â USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquÃmica. Uma delas foi a BioquÃmica da NutriÃÃo inteiramente planejada e aplicada por pÃs-graduandos para alunos de graduaÃÃo. Os objetivos da disciplina, o seu conteÃdo e as formas de avaliaÃÃo foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versÃo virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduaÃÃo durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi c...

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ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

ApÃs a realizaÃÃo de uma pesquisa de interesse, o curso a distÃncia BioquÃmica da NutriÃÃo foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduaÃÃo da Universidade de SÃo Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de BioquÃmica BÃsica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse nÃo se limita a alunos das duas instituiÃÃes citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo paÃs. Esta observaÃÃo despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um pÃblico maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inÃdita, fez-se necessÃria a anÃlise do uso de novas tecno...

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Neotropic Cormorant ( Phalacrocorax ( brasilianus ) olivaceus )

75 cm. Aquatic with narrow beak curved in the tip. The feet are webbed. The body is black and sometimes the throat is yellow. In the breeding season the male has some white feathers in the throat and ear region. The immature is fuliginous. Distribution: From Mexico to Southern South America Habitat: Lives in lakes, swamps and estuaries. Diet: Feeds on fish, even spiny ones. The gastric acids dissolve the spines. Reproduction: The nest is built on tall trees near lakes, sometimes mixing with heron flocks. Natural history: It is an excellent diver. When in flocks may pen fish schools, leading them to shallow water where they catch the fishes in frenzy. When it goes out of the wate...

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MAC - Membrane Attack Complex - Complement System

Membrane Attack Complex formation through interaction of its complement system constitutive parts. The complex is typically formed on the surface of intruding pathogenic bacteria through activation of the complement system, when C5 convertase cleaves a C5 molecule into C5a and C5b. It is composed of four complement proteins (C5b, C6, C7 and C8), which bind to the outer membrane surface, and of a fifth protein, C9, polymerizing into a ring-like structure, put across the membrane and allowing free diffusion through it. This disrupts the osmotic environment of the cell and kills it promptly.

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CARACTERIZAÇÃO DAS REAÇÕES QUÍMICAS

A ocorrÃncia de uma reaÃÃo quÃmica à indicada pelo aparecimento de novas substÃncias ou pelo menos uma diferente das que existiam antes. Existem reaÃÃes quÃmicas que ocorrem sem que sejam percebidas, pois nenhum fato à registrado visualmente. Entretanto, algumas reaÃÃes deixam clara a sua ocorrÃncia, pois percebemos algumas mudanÃas tais como: desprendimento de gÃs e de luz, mudanÃa de coloraÃÃo e cheiro, formaÃÃo de precipitado (ppt), mudanÃa de temperatura...

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Diabásio

Imagens do DiabÃsio, rocha Ãgnea de coloraÃÃo cinza-escura a preta, estrutura maciÃa e granulaÃÃo fina. Ocorre geralmente na forma de diques ou soleiras, como no caso do municÃpio de Campinas. Local de ocorrÃncia em Campinas:ÂNoroeste do municÃpio de Campinas FormaÃÃo a qual pertence:ÂFormaÃÃo Serra Geral Tipo de rocha:ÂRocha Ãgnea CaracterÃsticas da rocha:ÂRocha de granulaÃÃo fina, ocorre normalmente na forma de diques, ou sills como no caso do municÃpio.  DescriÃÃo visual:ÂRocha de coloraÃÃo cinza escuro a preto, granulaÃÃo fina a muito fina. Possui estrutura maciÃa, e o quartzo ocorre somente como mineral acessÃrio.  DescriÃÃo da textur...

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Ritmito

Imagens do Ritmito, rocha sedimentar clÃstica bem estratificada, de coloraÃÃo variada, com finas camadas que se repetem ritmicamente indicando ciclos sazonais e/ou variaÃÃes periÃdicas na energia de transporte relacionada ao aporte dos sedimentos. Local de ocorrÃncia em Campinas:ÂSudoeste do municÃpio de Campinas FormaÃÃo a qual pertence:ÂSubgrupo ItararàTipo de rocha:ÂRocha Sedimentar CaracterÃsticas da rocha:ÂRocha sedimentar clÃstica bem estratificada com lÃminas e finas camadas que se repetem ritmicamente indicando ciclos sazonais e/ou variaÃÃes periÃdicas na energia de transporte relacionada ao aporte dos sedimentos. DescriÃÃo visual:ÂAs camadas ...

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